A disciplina de Terapêutica II visa a aquisição de conhecimentos que permitam aos alunos a correta prescrição farmacológica e não farmacológica, adequada a determinada patologia, tendo em conta as características particulares de cada doente.
No final da disciplina os alunos devem ser capazes de se pronunciar de forma crítica e científica sobre a validade da utilização de um determinado fármaco no contexto das patologias abordadas nas aulas.
Nesta unidade curricular será dado especial ênfase a temas e patologias mais prevalentes em Medicina Dentária. Assim, serão abordadas de forma aprofundada as temáticas do tratamento da dor e inflamação, antibioterapia, assim como aspetos fundamentais para a prática clínica, no que diz respeito à prescrição em populações “especiais”, nomeadamente crianças, grávidas, mulher a amamentar e prescrição farmacológica no doente com insuficiências (cardíaca, renal e hepática).
Os alunos devem obter conhecimentos, que, alicerçados pelos conhecimentos adquiridos na disciplina de Farmacologia, lhes permitam compreender os mecanismos de ação dos fármacos e selecionar determinado medicamento, de acordo com as suas indicações, contra-indicações e interações medicamentosas.
Devem ainda ter a capacidade de interpretar eventuais reações adversas e saber proceder à sua resolução.
Os alunos devem aprofundar conhecimentos acerca da legislação associada à prescrição médica e ao medicamento, assim como perceber os fundamentos legais e éticos da relação indústria farmacêutica e médicos.