Marlene Tourais de Barros foi reconduzida como diretora da Faculdade de Medicina Dentária (FMD) da Universidade Católica Portuguesa para o triénio 2024-2027, numa cerimónia realizada a 4 de dezembro de 2024, no Auditório Carvalho Guerra, no Campus do Porto.
No seu discurso, Marlene Tourais de Barros destacou o percurso da FMD, sublinhando o compromisso contínuo com o ensino, a investigação e o serviço à comunidade:
“São 5 anos de história, mas 24 anos de propósitos. 24 anos a prestar serviços de ensino, a construir conhecimento e a trabalhar com e para a comunidade, servindo Viseu e o mundo.”
A diretora enfatizou o modelo de inovação pedagógica desenvolvido pela faculdade, que assenta em três pilares principais:
- Criação de novos laboratórios de simulação para o ensino pré-clínico;
- Estabelecimento de um estúdio de pós-graduação com bloco cirúrgico;
- Requalificação da clínica dentária, dedicada ao ensino clínico.
Marlene Tourais de Barros destacou ainda o crescente número de estudantes internacionais, que atualmente representam 27% do total de alunos da FMD, refletindo a sua projeção global.
A sua equipa diretiva inclui Maria José Correia (área da Qualidade), Anna Moura (diretora clínica), Tiago Marques (Tecnologia e Inovação Pedagógica), Nuno Rosa (diretor do centro de investigação CIIS) e Nélio Veiga (coordenador do Mestrado Integrado em Medicina Dentária).
A cerimónia contou com a presença da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, que sublinhou o papel da FMD na promoção de uma missão nacional e internacional, reafirmando a importância da criatividade e inovação nas diferentes áreas de ensino da instituição.