O ensino da Ortodontia a nível pré-graduado tem como propósito introduzir os alunos nos principais conceitos desta especialidade da Medicina Dentária. A nível prático, o objectivo principal será a elaboração de um correcto diagnóstico, para determinadas anomalias.
Concretamente é esperado que os alunos desenvolvam as competências abaixo enumeradas:
- Conhecer as etapas do exame clínico ortodôntico;
- Analisar a face nos três planos do espaço;
- Conhecer os exames complementares de diagnóstico necessários para o estudo ortodôntico;
- Conhecer os princípios e a técnica de execução das análises de Moyers, da desarmonia dento-maxilar e de Bolton;
- Analisar e identificar as estruturas anatómicas visíveis na ortopantomografia e na telerradiografia de perfil;
- Enumerar e definir os pontos, planos cefalométricos, factores e campos cefalométricos utilizados na análise de Ricketts;
- Interpretar os resultados da análise cefalométrica de Ricketts;
- Conhecer os factores cefalométricos que compõem a análise do biótipo facial e determiná-lo;
- Caracterizar cefalometricamente os três tipos faciais e compreender a variação do valor dos factores cefalométricos de acordo com o tipo facial;
- Executar um diagnóstico cefalométrico completo;
- Compreender os conceitos de má-oclusão de Classe I, de Classe II, div.1, de Classe II, div. 2 e de Classe III e conhecer as características principais e os factores etiológicos mais importantes destes tipos de má-oclusão;
- Relação das más-oclusões de Classe I, de Classe II, div.1, de Classe II, div. 2 e de Classe III, com anomalias nos sentidos transversal e vertical;
- Compreender os conceitos de má-oclusão transversal e vertical e conhecer as características principais e os factores etiológicos mais importantes destes tipos de anomalias;
- Compreender os diferentes tipos de assimetria facial: esqueléticos, funcionais e posicionais;
- Relação das más-oclusões transversais e verticais com anomalias nos sentidos sagital e vertical;
- Conhecer os componentes básicos dos aparelhos biomecânicos;
- Perceber a técnica de confecção laboratorial dos aparelhos biomecânicos;
- Confeccionar um aparelho ortodôntico de tipo placa activa.