Ortodontia II

2.5 ECTS / Semestral / Português

O ensino da Ortodontia a nível pré-graduado tem como propósito introduzir os alunos nos principais conceitos desta especialidade da Medicina Dentária. A nível prático, o objectivo principal será a elaboração de um correcto diagnóstico, para determinadas anomalias.

Concretamente é esperado que os alunos desenvolvam as competências abaixo enumeradas: 

  1. Conhecer as etapas do exame clínico ortodôntico;
  2. Analisar a face nos três planos do espaço;
  3. Conhecer os exames complementares de diagnóstico necessários para o estudo ortodôntico;
  4. Conhecer os princípios e a técnica de execução das análises de Moyers, da desarmonia dento-maxilar e de Bolton;
  5. Analisar e identificar as estruturas anatómicas visíveis na ortopantomografia e na telerradiografia de perfil;
  6. Enumerar e definir os pontos, planos cefalométricos, factores e campos cefalométricos  utilizados na análise de Ricketts;
  7. Interpretar os resultados da análise cefalométrica de Ricketts;
  8. Conhecer os factores cefalométricos que compõem a análise do biótipo facial e determiná-lo;
  9. Caracterizar cefalometricamente os três tipos faciais e compreender a variação do valor dos factores cefalométricos de acordo com o tipo facial;
  10. Executar um diagnóstico cefalométrico completo;
  11. Compreender os conceitos de má-oclusão de Classe I, de Classe II, div.1, de Classe II, div. 2 e de Classe III e conhecer as características principais e os factores etiológicos mais importantes destes tipos de má-oclusão;
  12. Relação das más-oclusões de Classe I, de Classe II, div.1, de Classe II, div. 2 e de Classe III, com anomalias nos sentidos transversal e vertical;
  13. Compreender os conceitos de má-oclusão transversal e vertical e conhecer as características principais e os factores etiológicos mais importantes destes tipos de anomalias;
  14. Compreender os diferentes tipos de assimetria facial: esqueléticos, funcionais e posicionais;
  15. Relação das más-oclusões transversais e verticais com anomalias nos sentidos sagital e vertical;
  16. Conhecer os componentes básicos dos aparelhos biomecânicos;
  17. Perceber a técnica de confecção laboratorial dos aparelhos biomecânicos;
  18. Confeccionar um aparelho ortodôntico de tipo placa activa.