Odontopediatria I

3 ECTS / Semestral / Portuguese

Na UC de Odontopediatria I os alunos deverão obter as seguintes competências:

Competências teóricas:

Conceito e História básica da Odontopediatria; Odontopediatria como especialidade. Saber as características especiais do comportamento psicológico da criança. Estar atento às características particulares que constituem a anatomia da dentição decídua e as suas diferenças face à dentição permanente. Saber as etapas e sequência da erupção dentária até ao estabelecimento da oclusão, em dentição decídua e permanente. Saber realizar uma história clínica de Odontopediatria e estabelecer um plano de tratamento sequenciado. Controlar as várias técnicas radiológicas mais utilizadas em Odontopediatria e interpretá-las. Conhecer as várias anomalias de desenvolvimento e erupção. Saber quais os procedimentos preventivos a levar a cabo em gestantes, bebés e crianças. Conhecer as técnicas de controlo de comportamento e saber técnicas anestésicas. Saber os princípios de cariologia adequados à dentição decídua e permanente.

Competências práticas:

  1. Saber interpretar uma radiografia panorâmica, identificando dentes decíduos e permanentes e diagnosticar anomalias de número. Classificar a radiografia panorâmica consoante o tipo de dentição: decídua/mista/permanente.
  2. Saber executar uma cavidade Classe I simples e composta num dente decíduo ou permanente, superior ou inferior.
  3. Saber os princípios básicos da preparação cavitária.
  4. Saber o material necessário para a execução de preparos cavitários.
  5. Saber restaurar uma classe I com compósito, amálgama, ionómero de vidro e IRM.

Faculty

Assistant Professor
Andreia Sofia de Paiva Figueiredo, DMD, MSc, PhD, is Assistant Professor at the Faculdade de Medicina Dentária from Universidade Católica Portuguesa (UCP…
Assistant Professor
Mariana Pinheiro Torres de Seabra, DDS, MSc, PhD, has been an Assistant Professor at the Faculty of Dental Medicine at the Portuguese Catholic University (UCP…