Informática Médico Dentária

1.5 ECTS / Semestral / Portuguese

O objectivo principal desta UC é ensinar aos estudantes de Medicina Dentária algumas habilitações informáticas úteis ao longo da sua educação e vida profissional, e introduzi-los em conceitos relacionados com a aplicação dos computadores e das ciências da informação na prática clínica e na investigação. Os alunos aprenderão a combinar a tecnologia informática com a Medicina Dentária de modo a criar uma base para a investigação e resolver problemas da prática clínica do quotidiano, de acordo com os seguintes objetivos:

  1. Compreender os conceitos inerentes à Informática Médico-Dentária e porque é importante para a atividade clínica.
  2. Aceder e utilizar a World Wide Web para fins profissionais.
  3. Filtrar, avaliar, analisar, sintetizar e/ou conciliar informação obtida de fontes electrónicas.
  4. Selecionar e utilizar recursos disponíveis em Informática, como revistas on-line, grupos de discussão, listas de e-mails, cursos on-line, p.ex., para resolver problemas clínicos ou promover o desenvolvimento profissional.
  5. Compreender a utilização clínica dos computadores em Medicina Dentária no que diz respeito a: registos clínicos electrónicos (oral-health records), programas de gestão clínica (practice management systems) e integração de novas tecnologias na prática clínica.
  6. Aprender a importância da imagiologia digital na Medicina Dentária (p.ex. radiologia digital e fotografia digital intra e extra-oral).

Faculty

Assistant Professor
André Correia, DMD, PhD, is an Assistant Professor of the Faculty of Dental Medicine of Universidade Católica Portuguesa (UCP), and a licensed Dentist and…