A Unidade Curricular de Imunologia tem como objectivo geral capacitar o aluno com os conhecimentos necessários à compreensão dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta imunológica (RI) que conduzem a doença quer por défice de resposta (ex: imunodeficiências) quer por exagero da resposta com lesão dos tecidos ou de órgão (ex: hipersensibilidades), quer por resposta aberrante (síndromas imunoproliferativas), devendo o aluno no final compreender os mecanismos celulares e moleculares associados à disfunção do sistema imunitário (doenças autoimunes, imunodeficiências primárias e adquiridas, síndromas imunoproliferativas, neoplasias, transplantes).
A Unidade Curricular é também dedicada à apresentação das aplicações da Imunologia ao diagnóstico laboratorial (em contexto clínico e investigação científica) e à farmacologia e terapêutica. A especificidade da ligação antigénio-anticorpo permite criar sistemas originais de diagnóstico e desenvolver abordagens terapêuticas inovadoras que têm contribuído para o acelerado progresso na área das ciências biomédicas com aplicações extremamente relevantes na prática clínica quotidiana. Serão apresentadas algumas destas potenciais aplicações (tanto ao nível do imunodiagnóstico como ao nível da imunofarmacologia) e as diferentes estratégias farmacológicas disponíveis para regular a actividade do Sistema Imunitário (fármacos imunomoduladores). A transposição dos conhecimentos previamente apreendidos sobre mecanismos imunológicos para o contexto específico da cavidade oral – que constitui o campo anatómico de trabalho do Médico Dentista – será igualmente explorada nas restantes aulas.
Finalmente, pretende-se ainda sensibilizar o aluno para a importância do desenvolvimento e da promoção da investigação científica em Imunologia, especificamente, no contexto da Medicina Dentária.