Biomateriais Dentários I

1.5 ECTS / Semestral / Portuguese

A Unidade Curricular de Biomateriais Dentários I tem como objetivo a compreensão física, química, mecânica e biológica dos Biomateriais Dentários e como estes se integram na prática clínica de Medicina Dentária. Interessa que o aluno aprofunde os conhecimentos dos Biomateriais Dentários tendo em vista uma seleção e manuseamento, adequados à obtenção da melhor relação custo-benefício. Nesta área disciplinar serão abordados diferentes classes de biomateriais dentários. Em particular serão abordados materiais de impressão básicos e avançados, como o alginato, pasta zincoenólica, polissulfeto, poliéter e siliconas de condensação e adição, além de obtenção de modelos de estudo e de trabalho. São exemplos destes materiais os diferentes gessos utilizados em Medicina Dentária.

Todos estes biomateriais são usados na prática clínica ou laboratorial da Medicina Dentária sendo o seu uso frequente e a manipulação relativamente simples e didática o que permite que sejam os biomateriais de eleição para a incursão dos alunos no vasto e importante mundo dos Biomateriais Dentários.

Um conhecimento abrangente e competente sobre dos diferentes Biomateriais, suas propriedades, vantagens, desvantagens e campos de utilização torna-se fundamental nos dias de hoje de forma a ser desenvolvida uma prática clínica e laboratorial exigente, responsável, crítica e com elevado nível de excelência.

Faculty

Assistant Invited Professor
“Gustavo Fernandes did his Ph.D. in Dentistry (2012-2016, Brazil) with the development of a biomimetic surface for dental implants to accelerate…