Biologia Celular

5.5 ECTS / Semestral / Portuguese

A Biologia Celular tem como objetivo capacitar o aluno com os conhecimentos/conceitos necessários para compreender como o funcionamento da célula depende de uma complexa rede de moléculas que se localizam em compartimentos específicos e funcionam em estreita sintonia, estabelecendo redes de interação específicas, para que múltiplas funções possam ser realizadas, mas de forma regulada. Estes conhecimentos são a base para que o aluno possa interpretar a disfunção celular subjacente à doença, preparando-o para a compreensão da atuação terapêutica e do diagnóstico em futuras UC.

A Biologia Celular permitirá a aquisição de competências para:

  1. Identificar, analisar e descrever os processos biológicos descritos à escala molecular, responsáveis pelo transporte, síntese e modificação de proteínas, comunicação e controlo da atividade celular;
  2. Reconhecer a importância do conhecimento a nível molecular para que possam ser identificados os mecanismos responsáveis pela homeostasia da célula e do organismo.

Faculty

Full Professor
PhD in Biochemistry in the specialty of Enzymology and Protein Chemistry at the University of Coimbra (1995) and held in 2007 the “Agregação” in Biology at…
Assistant Researcher
PhD in Biology from the University of Aveiro in 2005, with the study of the molecular mechanisms involved in the evolution of a genetic code alteration.