Biologia Celular

5.5 ECTS / Semestral / Português

A Biologia Celular tem como objetivo capacitar o aluno com os conhecimentos/conceitos necessários para compreender como o funcionamento da célula depende de uma complexa rede de moléculas que se localizam em compartimentos específicos e funcionam em estreita sintonia, estabelecendo redes de interação específicas, para que múltiplas funções possam ser realizadas, mas de forma regulada. Estes conhecimentos são a base para que o aluno possa interpretar a disfunção celular subjacente à doença, preparando-o para a compreensão da atuação terapêutica e do diagnóstico em futuras UC.

A Biologia Celular permitirá a aquisição de competências para:

  1. Identificar, analisar e descrever os processos biológicos descritos à escala molecular, responsáveis pelo transporte, síntese e modificação de proteínas, comunicação e controlo da atividade celular;
  2. Reconhecer a importância do conhecimento a nível molecular para que possam ser identificados os mecanismos responsáveis pela homeostasia da célula e do organismo.

Faculty

Professor Catedrático
Doutorada em Bioquímica na especialidade de Enzimologia e Química de Proteínas pela Universidade de Coimbra (1995) e realizou em 2007 as Provas de Agregação…
Investigador Auxiliar
Doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2005, com o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na evolução de uma alteração do código genético…