Sou aluna do 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária na Faculdade de Medicina Dentária, em Viseu.
A formação no nosso curso é bietápica, o que significa que está organizada em dois ciclos, correspondendo o primeiro a uma licenciatura em Ciências Biomédicas Dentárias com 3 anos e o segundo a um Mestrado Integrado em Medicina Dentária com dois anos.
O primeiro ciclo tem por base uma componente teórica, embora a vertente prática também seja bastante evidente. Aliás, no segundo ano já temos desenvolvidas algumas competências técnicas. Nos anos seguintes a componente clínica é a mais valorizada, sendo o nosso objetivo primordial a prestação de cuidados de saúde com qualidade, numa perspetiva técnico-científica e humanitária.
A nossa faculdade tem por base inúmeros princípios orientadores, designadamente o ensino assente na investigação e serviço comunitário. Com efeito, dispomos de duas plataformas fundamentais à nossa formação: SalivaTec e ProHealth, que fomentam um ambiente de investigação motivador e produtivo. Além disso, é notável a nossa ação junto da população com o desenvolvimento de projetos como “Sorrisos Especiais”, que tem o intuito de disponibilizar uma unidade de cuidados de saúde oral para pacientes portadores de deficiência, entre muitos outros.
É ainda importante realçar o ambiente familiar vivido nos corredores da faculdade e a facilidade de comunicação, não só com os docentes, mas também com os órgãos superiores que nos representam.
Escolher a Faculdade de Medicina Dentária é optar pela produção de conhecimento e formação qualificada, provendo a capacidade de interação e resposta aos desafios do nosso mundo global. Efetivamente, “uma longa viagem começa por um pequeno passo” e a minha começou aqui.