Danila Devesas

Daniela Devesas

Aluna do 3º Ano
Licenciatura em Ciências Biomédicas

A Licenciatura em Ciências Biomédicas na Universidade Católica Portuguesa não estava nos meus planos, mas por imprevistos acabou por acontecer. E a verdade é que não me arrependo nada desta escolha de última hora. Tenho vivido uma experiência única, onde o curso e a instituição significam muito para mim. E sem dúvidas que o auxílio dos docentes que estão sempre disponíveis para ajudar os alunos é o mais importante nesta caminhada. Não tem sido apenas um percurso para conseguir terminar uma licenciatura, mas sim para ter uma formação académica e pessoal de excelência.

Irina Suheila Fonseca

Irina Suheila Fonseca

Doutoranda do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Instituto de Investigação e Inovação em Saude, i3s
Licenciatura em Ciências Biomédicas

Após pesquisar universidades portuguesas que oferecem a licenciatura em Ciências Biomédicas, a UCP (Viseu) foi uma escolha óbvia. A oferta das unidades curriculares foi o que mais me despertou atenção e motivou para a minha escolha. A UCP oferece oportunidades em alargar conhecimentos nas áreas de interesse do aluno, e facilita que os alunos explorem e desenhem o seu percurso conforme o seu interesse. Sendo uma universidade de prestígio, ela oferece condições excelentes para o desenvolvimento do aluno, e isso foi sem dúvida um dos critérios para a minha escolha.

O amor pelo mundo da ciência transmitido pelos professores foi o que mais me cativou no curso. A excelência e disponibilidade do corpo docente é óbvia, bem como a transmissão de conhecimentos de forma cativante. Esta licenciatura tem a capacidade de preparar e orientar os seus alunos para o mundo da Ciência/Investigação, focando muito no desenvolver da capacidade de raciocínio, trabalho em equipa e a disciplina. Isso sem dúvida dá motivações e vantagens para o mundo do trabalho.

A decisão de fazer parte da UCP foi e continua a ser a mais acertada que eu já fiz. A estrutura forte e familiar que a UCP me transmitiu, foi essencial para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. As experiências vividas, a dinâmica, a amizade e o profissionalismo dos docentes que me acompanharam durante a minha licenciatura em LCB foi crucial para o sucesso pessoal e académico que atingi hoje. Sou muito grata pelo papel que a UCP teve e tem ainda hoje na minha vida.

Mauro Almeida

Mauro Almeida

Doutorando no Adolphe Merkle Institute (Universidade de Friburgo), Suíça
Licenciatura em Ciências Biomédicas

A Biologia e a Medicina sempre foram áreas que me despertaram interesse! Portanto via a Licenciatura em Ciências Biomédicas como uma porta para adquirir conhecimento em diferentes vertentes, mas principalmente na área de biologia celular e molecular. Também optei pelo curso porque achei que me iria dar as bases fundamentais para poder fazer investigação no âmbito da Saúde.

A Licenciatura em Ciências Biomédicas da UCP (Viseu) distingue-se pela proximidade entre alunos e professores e pela associação com o curso de Medicina Dentária.  O facto de o curso ser estruturado em turmas com poucos alunos ao contrário de noutras instituições cria um melhor ambiente e permite com mais frequência a discussão de diferentes assuntos. Estes fatores auxiliam na aquisição e compreensão de conhecimentos.

Contactos

Coordenador Licenciatura em Ciências Biomédicas

Ana Sofia Duarte

E-mail: asduarte@ucp.pt

Phone: (+351) 232 419 500