O Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) da Católica forma os médicos dentistas do futuro, preparados para o sucesso em qualquer parte do mundo, e conscientes da responsabilidade de contribuir para a saúde oral das comunidades que servem.
Cláudia Lourinho no Podcast "Somos o que sonhamos"
O reputado vanguardismo no ensino da Medicina Dentária na Católica assenta na digitalização e inovação pedagógica com recurso a simuladores e à integração de dados clínicos e moleculares para suportar uma Medicina Dentária de Precisão. O acesso a recursos e infraestruturas de investigação do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e a estreita colaboração com a Licenciatura em Ciências Biomédicas, permite aos diplomados participar ativamente em projetos de investigação desde os primeiros anos do curso.
A inovação no MIMD passa também pela forte ligação à comunidade e às várias parcerias locais, aliadas às estratégias de Aprendizagem e Serviço que permitem aos alunos contribuir para uma Saúde Oral Participada e Preventiva, sendo agentes transformadores da sociedade e, contribuindo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentado 2030.
O MIMD é um ciclo de estudos em que a internacionalização tem um papel fundamental e está patente no corpo discente e nas colaborações com docentes e investigadores internacionais. Implantado numa das cidades com melhor qualidade de vida em Portugal, Viseu, o MIMD tem alumni com posições de destaque por todo o planeta.
Plano de estudos
A estrutura curricular do Mestrado Integrado em Medicina Dentária assenta em unidades curriculares obrigatórias que se organizam em domínios interdisciplinares e que permitem desenvolver as áreas de competências seguintes:
Profissionalismo (Ética e Comunicação quer com o paciente quer com os outros elementos da equipa de saúde oral bem como os aspetos legais e regulamentares da profissão);
Prática Clínica Eficaz (baseada na evidência científica e inovadora) e Segura (Segurança e saúde dos profissionais que integram o grupo de trabalho, incluindo ergonomia e ambiente de trabalho, segurança dos doentes e segurança e responsabilidade ambiental da clínica de medicina dentária). Neste domínio estão ainda incluídas as competência na autoavaliação, referenciação e a formação profissional contínua;
Cuidado Centrado no Paciente com a avaliação do paciente, diagnóstico e plano de tratamento para o estabelecimento e manutenção da saúde oral (dor e gestão da ansiedade, anestesia e sedação, materiais dentários, tratamento cirúrgico e farmacológico, terapia restauradora endodôntica, periodontal, oclusal e musculoesquelética, ortodôntica, reabilitadora / prostodontica, de medicina e patologia orais; emergências médicas e orais, imagiologia. As necessidades especiais de pacientes em grupos específicos incluindo a odontopediatria e a gerodontologia são também incluídas neste domínio;
Medicina Dentária na Sociedade (Prevenção e promoção de saúde e de saúde pública caracterizada pela adoção de uma abordagem preventiva em todos os procedimentos, privilegiando a educação e literacia em saúde oral do doente individualmente e como elemento da comunidade, saúde oral comunitária orientada com e para a comunidade).
O ensino prático de natureza clínica é introduzido de forma precoce e gradualmente ao longo do Plano de Estudos. O ensino das áreas fundamentais do conhecimento biomédico é realizado principalmente no 1.º ano sendo, no entanto, alargado ao contexto do ensino dos últimos anos do mestrado.