Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Descrição do Programa

O Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) da Católica forma os médicos dentistas do futuro, preparados para o sucesso em qualquer parte do mundo, e conscientes da responsabilidade de contribuir para a saúde oral das comunidades que servem.

O reputado vanguardismo no ensino da Medicina Dentária na Católica assenta na digitalização e inovação pedagógica com recurso a simuladores e à integração de dados clínicos e moleculares para suportar uma Medicina Dentária de Precisão. O acesso a recursos e infraestruturas de investigação do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e a estreita colaboração com a Licenciatura em Ciências Biomédicas, permite aos diplomados participar ativamente em projetos de investigação desde os primeiros anos do curso.

A inovação no MIMD passa também pela forte ligação à comunidade e às várias parcerias locais, aliadas às estratégias de Aprendizagem e Serviço que permitem aos alunos contribuir para uma Saúde Oral Participada e Preventiva, sendo agentes transformadores da sociedade e, contribuindo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentado 2030.

O MIMD é um ciclo de estudos em que a internacionalização tem um papel fundamental e está patente no corpo discente e nas colaborações com docentes e investigadores internacionais. Implantado numa das cidades com melhor qualidade de vida em Portugal, Viseu, o MIMD tem alumni com posições de destaque por todo o planeta.

Plano de estudos

A estrutura curricular do Mestrado Integrado em Medicina Dentária assenta em unidades curriculares obrigatórias que se organizam em domínios interdisciplinares e que permitem desenvolver as áreas de competências seguintes:

Profissionalismo (Ética e Comunicação quer com o paciente quer com os outros elementos da equipa de saúde oral bem como os aspetos legais e regulamentares da profissão);

Prática Clínica Eficaz (baseada na evidência científica e inovadora) e Segura (Segurança e saúde dos profissionais que integram o grupo de trabalho, incluindo ergonomia e ambiente de trabalho, segurança dos doentes e segurança e responsabilidade ambiental da clínica de medicina dentária). Neste domínio estão ainda incluídas as competência na autoavaliação, referenciação e a formação profissional contínua;

Cuidado Centrado no Paciente com a avaliação do paciente, diagnóstico e plano de tratamento para o estabelecimento e manutenção da saúde oral (dor e gestão da ansiedade, anestesia e sedação, materiais dentários, tratamento cirúrgico e farmacológico, terapia restauradora endodôntica, periodontal, oclusal e musculoesquelética, ortodôntica, reabilitadora / prostodontica, de medicina e patologia orais; emergências médicas e orais, imagiologia. As necessidades especiais de pacientes em grupos específicos incluindo a odontopediatria e a gerodontologia são também incluídas neste domínio;

Medicina Dentária na Sociedade (Prevenção e promoção de saúde e de saúde pública caracterizada pela adoção de uma abordagem preventiva em todos os procedimentos, privilegiando a educação e literacia em saúde oral do doente individualmente e como elemento da comunidade, saúde oral comunitária orientada com e para a comunidade).

O ensino prático de natureza clínica é introduzido de forma precoce e gradualmente ao longo do Plano de Estudos. O ensino das áreas fundamentais do conhecimento biomédico é realizado principalmente no 1.º ano sendo, no entanto, alargado ao contexto do ensino dos últimos anos do mestrado.

Coordenadores do Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Coordenador do 1º Ciclo

Maria José Correia

E-mail: mcorreia@ucp.pt

Phone: (+351) 232 419 500 (Chamada para a rede fixa nacional)

Coordenador do 2º Ciclo

Nélio Veiga

E-mail: nveiga@ucp.pt

Phone: (+351) 232 419 500 (Chamada para a rede fixa nacional)

Testemunhos

Cláudia Mesquita Lourinho

4º Ano
Escolher a Faculdade de Medicina Dentária é optar pela produção de conhecimento e formação qualificada, provendo a capacidade de interação e resposta aos desafios do nosso mundo global.