A Farmacologia é uma área central em Saúde, sendo fundamental, por exemplo, para a inovação e desenvolvimento tecnológico em Saúde. A Unidade Curricular visa informar os alunos sobre os recursos farmacológicos disponíveis, de modo a que estes desenvolvam as seguintes competências:
- Caracterizar os fármacos quanto ao seu mecanismo de acção, efeitos, indicações, administração, farmacocinética, reacções adversas e interacções.
- Raciocinar sobre fármacos a partir de conhecimentos de fisiologia, de modo a correlacionar o efeito terapêutico e os efeitos secundários de um fármaco com o seu mecanismo de acção.
- Identificar potenciais alvos de intervenção farmacológica a partir do conhecimento das vias fisiológicas e suas alterações patológicas.
- Conhecer os preceitos da Medicina Baseada na Evidência de modo a proceder à caracterização e avaliação racional dos medicamentos segundo critérios de eficácia, segurança, conveniência e custo.
- Estar familiarizado com os principais modelos pré-clínicos e técnicas experimentais para avaliação da eficácia e segurança de fármacos.