Biomarcadores e Mecanismos Moleculares

7 ECTS / Semestral / Português

Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos competências para estudar alterações nos mecanismos moleculares básicos subjacentes a doenças humanas, tais como doenças inflamatórias, metabólicas e infeciosas, e em outros estados de saúde e doença bem como estratégias para identificação de biomarcadores com base neste conhecimento.

A unidade curricular irá fornecer conhecimentos sobre biomarcadores baseados no entendimento dos mecanismos moleculares subjacentes a diversos fenomas bem como da sua aplicação na saúde e na doença.

No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de utilizar estratégias bioinformáticas e de biologia de sistemas para agilizar e otimizar a identificação de redes dinâmicas de Biomarcadores em diversos contextos, bem como compreender e interpretar alterações em sistemas biológicos patentes em mecanismos moleculares representados por estas redes de biomarcadores.

Faculty

Professor Associado
Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2000, Mestre em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra em 2003 e Doutorado em Ciências da Saúde…