Biologia Computacional

8.5 ECTS / Semestral / Português

Os principais objetivos desta unidade curricular passam por oferecer uma visão geral sobre diversos problemas e aplicações existentes em Biologia Computacional, de forma a capacitar o aluno a compreender e utilizar adequadamente ferramentas existentes e encontrar as suas próprias soluções.

A unidade curricular irá fornecer uma introdução à Bioinformática e à Biologia de Sistemas, aos principais problemas a que poderá responder e ferramentas disponíveis.

No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de utilizar bases de dados de proteínas e de genes para encontrar informação necessária a diversos estudos. Deverá ainda compreender e aplicar ferramentas da área da Biologia de Sistemas e da Bioinformática para solução de problemas concretos, nomeadamente no que toca à análise e interpretação funcional de dados em sistemas biológicos.

Faculty

Professor Associado
Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2000, Mestre em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra em 2003 e Doutorado em Ciências da Saúde…