Alumnus da FMD desenvolve Jogo Educativo Inovador para Modelos Metabólicos

Segunda-feira, Junho 3, 2024 - 19:38

Tomás Carreiró Carvalho Silva e Sá, alumnus da Faculdade de Medicina Dentária (FMD) concluiu recentemente a sua tese de mestrado em Bioinformática, desenvolvendo um jogo educativo inovador para a aprendizagem de modelos metabólicos à escala do genoma (GEMs). 

O percurso académico deste talentoso estudante começou na Universidade Católica Portuguesa em Viseu, onde, em 2021, se licenciou em Ciências Biomédicas. Durante este período, adquiriu conhecimentos sólidos em várias áreas da biologia com foco na saúde, como biologia celular e molecular, genómica, proteómica e bioinformática. 

Motivado pelo interesse nas ómicas e em programação, o estudante ingressou no mestrado em Bioinformática na Universidade do Minho, onde aprofundou os seus conhecimentos em genómica e desenvolveu competências avançadas em programação. 

No trabalho de mestrado, orientado pelos Professores Óscar Dias e Vítor Pereira, o Tomás aplicou o seu conhecimento em biologia de sistemas e genómica para criar uma ferramenta que facilita a utilização das GEMs e apoia a aprendizagem dos mesmos.  

A FMD congratula o estudante pelo excelente trabalho realizado e deseja-lhe sucesso contínuo na sua carreira. 

Tomás1