
Este programa oferece uma formação abrangente e avançada em reconstrução tecidular e reabilitação protética, combinando bases teóricas sólidas com uma prática clínica intensiva. O foco na integração entre evidência científica e prática clínica, bem como a inclusão de tópicos inovadores, prepara os alunos para lidar com casos complexos de reabilitação oral em pacientes com comprometimento dos tecidos periodontais e necessidades protéticas avançadas.
Com o objetivo de proporcionar uma formação avançada e especializada em técnicas de reconstrução tecidular e reabilitação protética, integrando evidência científica na prática clínica, com foco em casos complexos de pacientes desdentados e com doença periodontal avançada.
Objectivos
- Estimular a integração da evidência científica na prática clínica diária de reconstrução tecidular e reabilitação protética.
- Capacitar os alunos para o atendimento de casos complexos, integrando conhecimentos de Periodontologia, implantologia e prótese.
- Desenvolver habilidades em diagnóstico e planeamento digital para casos complexos de reabilitação oral.
- Desenvolver competências avançadas em técnicas de reconstrução tecidular, incluindo regeneração óssea e de tecidos moles.
- Aprofundar conhecimentos em implantologia avançada, incluindo técnicas como All-on-4® e cirurgia guiada por computador de casos avançados e complexos.
- Capacitar os alunos em técnicas de reabilitação protética complexa, especialmente para casos de pacientes desdentados e com doença periodontal avançada.
- Ensinar a utilização de tecnologias inovadoras em regeneração tecidular, como fatores de crescimento e engenharia de tecidos.
- Proporcionar experiência prática em cirurgias avançadas, como levantamento de seio maxilar e aumento ósseo vertical e horizontal.
- Formar profissionais capazes de gerir complicações em implantologia e Periodontologia avançada.
Organização e Funcionamento
Serão disponibilizadas 6 (seis) vagas. (a residência clínica só se realizará se
forem preenchidas as vagas disponíveis).
O prazo de candidaturas, marcação de entrevistas e afixação de resultados é
definido pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa:
- Prazo de Candidatura: 26 de maio a 6 de junho de 2025
- Entrevistas (on-line): 9 de junho de 2025
- Fixação de resultados: 11 de junho de 2025
- Matrículas: 12 a 18 de junho de 2025
A seriação de candidatos será́ realizada através de entrevista (20%) e análise
curricular (80%), de acordo com critérios publicados em documento próprio e
divulgados no sítio da internet da Faculdade, na área respetiva da Escola de Pósgraduação da FMD.
As aulas decorrem ao longo de 10 meses, de junho de 2025 a junho de 2026, nas
instalações da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, em Viseu.
As aulas serão lecionadas à:
- Sexta-feira (18h-20h): apresentação, planeamento e discussão dos casos clínicos.
- Sábado (09h30-18h00): prática clínica.
A aprovação final da residência clínica obriga à presença em pelo menos 80% das
aulas e aprovação nos vários momentos de avaliação.
O certificado da Residência Clínica em Reconstrução Tecidular e Protética Avançada é emitido pela Universidade Católica Portuguesa com atribuição de 10 ECTS (correspondentes a um total de 270h de formação, das quais 90h serão de contato presencial em contexto de aulas, e as restantes 180h de trabalho autónomo do estudante) aos estudantes que tenham obtido aprovação na totalidade do curso.
Apoiada pelo Projeto Digital4Health Portugal – D4H-PT financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) - Programa Impulso Mais Digital, Submedida: Reforma e Modernização da Medicina.
