Proteómica, Genómica e Metabolómica Aplicadas

5 ECTS / Semestral / Português

A disciplina apresenta as abordagens mais recentes no campo da Genómica Funcional, da proteómica e da metabolómica, bem como a sua aplicação ao estudo da biomedicina à escala do genoma/proteoma/metaboloma, numa perspetiva integrativa. Enfatiza o desenvolvimento e a utilização de recursos computacionais para a análise de dados moleculares.

Será dado especial relevância à análise funcional de genes, proteínas e metabolitos e à discussão de casos práticos. Os alunos deverão atingir os seguintes objetivos:

1. Conhecer as tecnologias de sequenciação de genomas da 1ª, 2ª e 3ª gerações.
  2. Saber usar as bases de dados de sequências e ferramentas bioinformáticas importantes para o estudo dos genomas.
  3. Compreender como se faz a anotação de genomas.
  4. Conhecer a estrutura dos genomas de organismos modelo.
  5. Compreender os conceitos de genómica comparativa e evolutiva.
  6. Compreender os conceitos de transcriptómica, metabolómica e proteómica.
  7. Aplicações na investigação em Biomedicina.