Gerodontologia II

2 ECTS / Semestral / Português

Esta unidade curricular terá como principal objetivo dar conhecimentos e conceitos aplicados em Gerodontologia que serão necessários nas futuras atividades clínicas e comunitárias de um médico dentista. Os conteúdos lecionados irão permitir orientar e sensibilizar os alunos para as mudanças demográficas atuais da sociedade. As alterações fisiológicas relacionadas com a idade constituem um fator importante para a adaptação dos cuidados médicos ao paciente geriátrico. Esta unidade curricular permitirá que os alunos tenham uma visão da problemática geriátrica na medicina dentária procurando transmitir os conhecimentos de uma perspetiva geral para o particular.

Na unidade curricular de Gerodontologia irá ser desenvolvido o projeto de aprendizagem e serviço proposto, denominado “Sorrisos Maiores”. Este projeto visa o estabelecimento de um conjunto de atividades no âmbito da aprendizagem e serviço aplicado em saúde oral comunitária.  Este novo conceito que será aplicado, de forma pioneira, nas áreas disciplinares de Gerodontologia (numa primeira fase) permite aos alunos a aquisição de novos conceitos e paradigmas da saúde comunitária de precisão e capacitar os diferentes profissionais e atores sociais envolvidos na promoção e educação para a saúde e investigadores de áreas afins, para gerar e aplicar conhecimento à promoção da saúde oral e, portanto, do bem-estar e qualidade de vida das populações e comunidades em que estão inseridos.

Faculty

Professor Auxiliar
Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa, em 2006. Em 2010, obteve o grau de Mestre em…
Professor Auxiliar Convidado
Mestre em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa em 2013; Pós-graduada em Patologia Oro-Maxilo-Facial…
Professor Auxiliar Convidado
Patrícia Correia, professora assistente convidada, licenciada em Medicina Dentária  pela Faculdade Medicina Dentária da Universidade do Porto, doutorada em…