Epidemiologia e Saúde Pública

3 ECTS / Semestral / Português

A UC Epidemiologia e Saúde Pública tem como principais objetivos compreender conceitos básicos aplicados em Epidemiologia.

Conhecer os estudos epidemiológicos mais utilizados e a sua importância (estudos observacionais, quase-experimentais e experimentais).

Conseguir aplicar um estudo epidemiológico em função dos objectivos de estudo definidos.

Saber analisar e interpretar os resultados apresentados numa meta-análise.

Interpretar correctamente as características demográficas basilares de uma população através de uma pirâmide populacional e elaborar uma pirâmide populacional.

Elaborar correctamente uma tabela de contingência para conseguir interpretar resultados de estudos e calcular riscos relativos, odds ratios, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e precisão.

Calcular medidas de frequência (incidência e prevalência), associação (risco relativo e odds ratio) e impacto (risco atribuível).

Compreender os critérios de causalidade de Bradford-Hill e a sua importância no estabelecimento de uma relação causa-efeito entre exposição e o surgimento de uma doença numa população.

Compreender a definição e finalidades da vigilância epidemiológica e a sua importância na Saúde Pública. 

Identificar problemas que podem surgir num estudo epidemiológico – viéses e confundimento – de modo a conseguir avaliar a sua influência nos resultados obtidos de um determinado estudo.

Compreender os conceitos bioestatisticos essenciais aplicados na investigação em saúde.

Interpretar e realizar uma comparação entre duas proporções em amostras independentes e amostras emparelhadas, regressão logística, regressão linear e comparação de taxas.

Realizar várias aplicações e operações estatisticas no programa IBM SPSS.
Interpretar correctamente os vários testes de hipóteses de modo a extrapolar resultados e associações obtidos a partir de amostras para a população.

Faculty

Professor Auxiliar
Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa, em 2006. Em 2010, obteve o grau de Mestre em…