Bioquímica e Metabolismo

5 ECTS / Semestral / Português

A Bioquímica e Metabolismo tem como objetivo capacitar o aluno com os conhecimentos necessários à compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos no funcionamento e regulação das vias metabólicas e o papel destes na homeostasia funcional.

A UC permitirá a aquisição de competências em identificar, descrever, analisar e integrar os conhecimentos atuais sobre:

1. O metabolismo dos açúcares, lípidos, aminoácidos e nucleótidos;
  2. As alterações da regulação das vias metabólicas implicadas em algumas patologias;
  3. A estrutura e função das principais enzimas envolvidas nas vias metabólicas e os seus fatores de regulação, e implicação deste conhecimento nos mecanismos de regulação do metabolismo e por consequência na apreciação sobre potenciais alvos terapêuticos ou de diagnóstico.

Faculty

Professor Associado
Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2000, Mestre em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra em 2003 e Doutorado em Ciências da Saúde…