Metodologia inovadora do SalivaTec utilizada no rastreio da COVID-19 no Município de Viseu

Sexta-feira, Fevereiro 5, 2021 - 14:48

Decorrente da parceria entre o Município de Viseu e da Universidade Católica Portuguesa, realizou-se hoje, 5 de fevereiro, a primeira recolha de amostras a colaboradores do Município, com base na metodologia desenvolvida pelo laboratório de investigação SalivaTec. Esta foi a primeira vez em Portugal em que foi aplicada esta metodologia.

Metodologia inovadora do SalivaTec utilizada no rastreio da COVID-19

metodologia desenvolvida pelo SalivaTec visa o diagnóstico da COVID-19 através de amostras de saliva, tratando-se de um método não invasivo, com a avaliação do Sars-CoV2 em grupos de amostras. Este é também um método mais sensível no diagnóstico do vírus face aos testes rápidos de antigénios. A metodologia do SalivaTec possibilita ainda uma redução dos custos associados ao rastreio e uma redução no impacto ambiental.

Marlene Barros, Diretora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e, responsável científica pelo Laboratório SalivaTec, afirma que a COVID19 acabou por funcionar como um acelerador da investigação e sua rápida transferência, resultando em soluções que ajudam a combater esta pandemia e com toda a certeza melhor nos preparam para fazer face a outras.

Para a ação de recolha de amostras que decorreu hoje, em Viseu, foram selecionados 100 colaboradores de áreas com maior exposição e risco pelo Município.