No passado dia 22 de dezembro, a Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) promoveu uma sessão pública onde foram divulgados os vencedores da 2.ª edição do concurso Comunicação de Ciência em Microbiologia. Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade de Medicina Dentária venceu o concurso, na categoria Júnior. O concurso enquadra-se na comemoração do dia internacional do microrganismo e tem como objetivo fomentar a comunicação de tópicos da atualidade na área da microbiologia, visando disseminar a cultura científica e despertar o interesse da população em geral.

O trabalho vencedor, intitulado "O vírus com álcool ou sabão: uma história de inativação!", resultou de uma colaboração entre as professoras Ana Sofia Duarte e Raquel Silva da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica, a investigadora Ana Cristina Esteves do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e a talentosa ilustradora Sara Costa, colaboradora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde.
O conteúdo da banda-desenhada premiada pretende capacitar os jovens sobre a ciência envolvida na boa higienização das mãos e como esta pode travar a propagação do vírus SARS-CoV-2. De forma simples e apelativa são salientados aspetos moleculares e celulares durante o processo de infeção e, paralelamente, é clarificado que, apesar de serem estudados no âmbito da microbiologia, os vírus não são seres vivos.
Esta equipa da Faculdade de Medicina Dentária tem apostado na disseminação de ciência com e para a comunidade, promovendo a literacia científica desde os mais jovens ao público sénior (colaborando com escolas, lares e associações de solidariedade social). A motivação tem sido apresentar diversos conhecimentos científicos descomplicando-os através da arte. A estratégia consiste, muito frequentemente, na apresentação de conceitos e processos sob a forma de banda-desenhada ou animações explicativas.