Pós-Graduação em Odontopediatria

Descrição do Programa

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária dedicada à saúde oral de crianças, desde bebés até adolescentes, passando ainda pelo cuidado no período gestacional. Esta especialidade é cada vez mais relevante globalmente, sendo fundamental para promover a saúde oral da população.

Em Portugal, a presença de Médicos Dentistas especializados nesta área é limitada em comparação com outras especialidades. No entanto, é crescente a procura por profissionais qualificados no atendimento infantil. Neste sentido, é crucial dotar os Médicos Dentistas com conhecimentos e técnicas atualizadas de atuação clínica em Odontopediatria.

O curso está organizado em aulas teóricas, seminários, atividades laboratoriais, workshops e prática clínica supervisionada, num regime de b-learning, visando o superior interesse dos alunos. Desta forma, os alunos terão aulas teóricas expositivas, presencialmente, ou à distância, aulas teóricas com recursos a metodologias interativas, workshops/hands-on e prática clínica com pacientes da Clínica Dentária Universitária no Post-graduation Studio (um espaço novo totalmente dedicado ao ensino pós-graduado!), de acordo com um plano de aulas que será apresentado aos alunos.

Áreas Abordadas:

• Aconselhamento à gestante;
  • A consulta do 1º ano de vida;
  • Diagnóstico em Odontopediatria;
  • Prevenção em Odontopediatria;
  • Cariologia aplicada à Odontopediatria;
  • Técnicas de controlo comportamental farmacológicas e não farmacológicas;
  • Dentisteria e técnicas de mínima intervenção;
  • Anomalias dentárias;
  • Cirurgia em Odontopediatria;
  • Traumatismo dentário em dentes decíduos e permanentes;
  • Tratamento endodôntico em dentes decíduos e em dentes permanentes (ápice aberto);
  • Abordagem da criança especial;
  • Reabilitação em Odontopediatria;
  • Fluxo Digital e Inteligência Artificial em Odontopediatria;
  • Uso do Laser em Odontopediatria;
  • Gestão do Consultório em Odontopediatria.

Prazo de Candidatura: até 31 de Julho (1a fase) e 6 de Setembro (2a fase)

Entrevistas (on-line): 11 a 13 de Setembro de 2024
Fixação de resultados: 16 de Setembro de 2024
Matrículas: 16 a 20 de Setembro de 2024

Nota: Serviços Académicos encerrados para férias de 16 a 29 de Agosto

BROCHURA

Contactos:
E-mail: upgrad.fmd.viseu@ucp.pt
Tel: (+351) 232 41 95 00 (Chamada para a rede fixa nacional)

UpGrad é apoiada pelo projeto TRAINING4RESILIENCE, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU), Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

PRR - LOGO