A FMD da UCP Viseu acolheu, em 2018/2019, duas alunas sírias, através da Plataforma Global para Estudantes Sírios (https://www.globalplatformforsyrianstudents.org/). Trata-se das nossas alunas Amirah e Sham Aldagistani, que frequentam atualmente o 5º ano do MIMD.
Embora, inicialmente, a adaptação destas alunas ao contexto social e académico de um país totalmente diferente não tenha sido nada fácil, muito rapidamente souberam integrar-se plenamente no seu novo espaço de vida e desenvolvimento. Aprenderam a língua portuguesa e, em 2020/2021, obtiveram o seu certificado de competências C1. O seu percurso revela uma enorme resiliência, flexibilidade, esforço, trabalho e curiosidade intelectual.
Também para os seus colegas portugueses na UCP esta experiência foi muito positiva, já que tiveram a oportunidade de conviver com jovens de outra cultura, e conhecendo-as no dia a dia, ultrapassar preconceitos e estereótipos culturais e religiosos.
Tendo acompanhado de perto esta experiência, através de contactos muito frequentes com a Plataforma Global para Estudantes Sírios, a jornalista Cândida Pinto, da RTP1, decidiu realizar um documentário sobre a vida destes estudantes, selecionando alguns casos de sucesso. A Sham e a Amirah foram escolhidas, tal como a UCP enquanto instituição de acolhimento, e a RTP fez, este verão e no início do ano académico, entrevistas e filmagens em Viseu.
Agora, chegou o momento da difusão deste documentário na RTP1, nos dias 20 e 21 de dezembro, às 21:00, logo a seguir ao Jornal da Noite. O documentário está, efetivamente, dividido em 2 partes sequenciais.
Certamente, toda a comunidade académica se poderá orgulhar do que este filme irá testemunhar…