Católica@Viseu está mais perto de Saskatchewan

Sábado, Junho 3, 2023 - 20:25

Na passada semana de 15 a 21 de maio, a FMD na Católica@Viseu recebeu o Professor Doutor Walter Siqueira, uma visita de grande prestígio internacional, nomeadamente, nas áreas da Medicina Dentária e da investigação em saliva.

Desde o dia 15 de maio até ao final das Jornadas de Medicina Dentária (19 e 20 de maio), o Prof. Doutor Walter Siqueira participou em várias sessões de trabalho com os coordenadores do Mestrado Integrado em Medicina Dentária e com docentes das diferentes áreas clínicas da medicina dentária para agilizar o estabelecimento de estratégias de inovação pedagógica e a transição para o modelo de Clínica Integrada.

O Prof. Siqueira foi, ainda, o convidado especial da semana, no ciclo de conferências Ciência na FMD e nas Jornadas de Medicina Dentária, com o tema: “Decifrando a degradação da saliva como veículo de diagnóstico ativo na doença periodontal: Avanços recentes e possibilidades futuras”.

O Prof. Walter Siqueira é Dean e professor da College of Dentistry da Universidade de Saskatchewan. Para além do seu papel de liderança académica, o Prof. Siqueira é o responsável pelo Laboratório de Investigação em Proteómica Salivar na Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Saskatchewan, cujo programa em proteómica, diagnóstico e terapêutica utilizando a saliva é único no Canadá e um dos poucos a nível mundial.

A experiência do Prof. Siqueira como clínico, professor e investigador permitiu-lhe integrar a ciência fundamental com a investigação clínica aplicada para promoção da translação do conhecimento.

O Prof. Siqueira é uma referência internacional no campo da investigação em saliva e tem colaborado ativamente com a Católica, nomeadamente como consultor científico externo da FMD, do CIIS e, mais recentemente, do projeto de inovação pedagógica InDig, que visa a criação de recursos digitais para o ensino pré-clínico, clínico em Medicina Dentária.

Mais um passo para promoção da excelência no ensino e na investigação, através da renovação das boas colaborações internacionais.

W.Siqueira_1
W.Siqueira_2