A Medicina Dentária, à semelhança de outras áreas de medicina, tem evoluído e proporcionado o diagnóstico diferenciado e tratamentos inovadores aos pacientes. Contudo, a informação do que é realizado durante a consulta é registada de forma insuficiente, ou mesmo não registada, nos software de registo clínico eletrónico, pelo médico dentista, o que dificulta a precisão da informação que deve ser do conhecimento do paciente quando este tem que se deslocar de cidade ou muda de Médico Dentista, por exemplo.
A plataforma intitulada OeHMP, desenvolvida no âmbito de um projeto da FMD financiado pelo CENTRO2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), permitirá ao paciente ter acesso a um histórico do seu estado de saúde oral, incluindo diagnósticos e tratamentos efetuados, de forma clara e objetiva.
Este registo poderá ser partilhado com o novo Médico Dentista, contribuindo assim para uma correta tomada de decisões clínicas. Esta precisão na recolha informática de dados, também permitirá um registo e análise de dados mais cuidados, contribuindo assim para a Medicina Dentária de Precisão.