Resina acrílica aprimorada com grafeno exibe propriedades antimicrobianas promissoras para aplicação em próteses dentárias

Sexta-feira, Setembro 29, 2023 - 21:23

Num estudo pioneiro, publicado dia 17/10/2022, investigadores do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e da Faculdade de Medicina Dentária da UCP, em Viseu, em colaboração com a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto, testaram o comportamento biológico de uma resina para impressão 3D enriquecida com grafeno desenvolvida em colaboração com a empresa Graphenest S.A., com sede em Sever do Vouga. Esta resina não só apresentou propriedades antimicrobianas notáveis, mas também demonstrou potencial para inibir a adesão de microrganismos às superfícies da prótese. Esta descoberta promete melhorar significativamente os resultados da saúde oral e combater a estomatite protética, umas das principais patologias para quem usa próteses removíveis.

O estudo teve como objetivo investigar a eficácia antimicrobiana de uma resina dentária de polimetilmetacrilato, impressa numa impressora 3D e fortificada com concentrações variáveis de grafeno. Os investigadores utilizaram a tecnologia de impressão de cristal líquido para fabricar as amostras de resina.

[Partial, total or flexible removable dental prostheses] As avaliações antimicrobianas foram realizadas utilizando amostras em forma de disco. Os resultados revelaram que a resina com grafeno apresenta propriedades antimicrobianas excecionais. Após 48 horas, as amostras com grafeno exibiram uma redução do crescimento de Candida albicans e neutralização eficaz de Streptococcus mutans, duas das principais causas de infeções orais associadas a próteses, indicando o seu potencial para mitigar a estomatite protética e outras infeções.

Os resultados destacam o enorme potencial desta nova resina dentária e futuras investigações poderão concentrar-se na otimização da concentração de grafeno para encontrar um equilíbrio entre eficácia antimicrobiana e suavidade da superfície.

Estas descobertas inovadoras abrem caminho para o desenvolvimento de materiais dentários avançados que possam melhorar a saúde oral, reduzir o risco de complicações relacionadas com a utilização de próteses e aumentar o bem-estar dos pacientes.

Trabalho realizado por Ricardo Veiga Nunes Vaz Pinto, aluno da Licenciatura em Ciências Biomédidas, no âmbito da Unidade Curricular "Comunicação em Ciênicia" (maio 2023), sobre o artigo científico:

Salgado H, Gomes ATPC, Duarte AS, Ferreira JMF, Fernandes C, Figueiral MH, Mesquita P. Antimicrobial Activity of a 3D-Printed Polymethylmethacrylate Dental Resin Enhanced with Graphene.  Biomedicines. 2022 Oct 17;10(10):2607.