A professora Raquel Silva, docente da Faculdade de Medicina Dentária e investigadora da plataforma SalivaTec do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Católica, foi arguente principal das provas de Doutoramento da Mestre Filipa Isabel Menezes Moreira.
A tese, intitulada “Molecular evolution of DNA topoisomerases in animals”, foi apresentada no dia 3 de fevereiro para a obtenção do grau de Doutor em Ciências Biomédicas, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.
Neste trabalho foram estudadas as topoisomerases, importantes alvos moleculares de agentes antimicrobianos e anticancerígenos, através de uma combinação de análises filogenéticas, estruturais e de genómica comparativa. Algumas das mutações encontradas diferem entre enzimas e podem contribuir para o desenvolvimento de inibidores específicos, que evitem os efeitos secundários associados à utilização destes compostos anticancerígenos.
Fizeram também parte do júri os investigadores Joana Damas (Form Bio, Davis, California), Diogo Pratas (IEETA - Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática da Universidade de Aveiro) e Filipe Pereira (Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra), e os professores Pedro Oliveira e Jorge Azevedo (ICBAS).