Odontopediatria VI

1.5 ECTS / Semestral / Português

São objetivos desta UC:

  1. Ensinar ao estudante a comunicar com o paciente pediátrico, com os seus pais ou cuidadores, reconhecendo as sua idiosincrasias e a importância do consentimento informado.
  2. Saber identificar as inquietações e expectativas do paciente, assim como saber comunicar de forma eficaz e clara, tanto oralmente como por escrito, com os pacientes, familiares, meios de comunicação e outros profissionais.
  3. Compreender a importância do desenvolvimento da prática profissional sob o ponto de vista do paciente, das suas crenças e culturas.
  4. nsinar ao estudante os procedimentos clínicos essenciais para a elaboração e execução de um plano de tratamento adequados ao paciente pediátrico, num contexto de ética e profissionalismo médico.
  5. Ensinar ao estudante a desempenhar corretamente as funções de assistente dentário de Odontopediatria, na preparação e colaboração do ato clínico.
  6. Atuar clinicamente tendo em consideração as especificidades psicossomáticas que diferenciam a criança do adulto, na esfera da Medicina Dentária.
  7. Prevenir, diagnosticar e tratar as patologias mais frequentes que afetam a área buco-dentária nas crianças.
  8. Conhecer as diferentes etapas evolutivas do sistema estomatognático, bem como as implicações decorrentes do estado de contínuo crescimento e desenvolvimento no que concerne à planificação dos planos de tratamento a executar.

Faculty

Professor Auxiliar
Mariana Pinheiro Torres de Seabra, DMD, MSc, PhD, é Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, sendo docente…
Professor Auxiliar
Andreia Sofia de Paiva Figueiredo, DMD, MSc, PhD, é Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (UCP), sendo…