Medicina Dentária Forense

0.5 ECTS / Semestral / Português

A unidade curricular de medicina dentária forense tem como objectivo a percepção e compreensão de alguns conceitos teóricos básicos, inerentes à aplicação da Medicina Dentária nas ciências forenses, oferecendo especial ênfase às principais áreas de atuação da medicina dentária forense em Portugal.

Tem também como objetivos:

  • Alertar os estudantes para a importância da medicina dentária forense na identificação de indivíduos, devido às condições excepcionais conferidas pela cavidade oral, tanto a nível da diversidade de informação tal como pela durabilidade inerente às peças dentárias e materiais utilizados na sua reabilitação/restauração.
  • Exemplificar a ligação das ciências forenses ao direito (nas suas diversas dimensões - civil, penal e trabalho) elucidando os alunos sobre as peritagens médico-legais e sobre o papel do médico dentista na detecção e sinalização de casos de abuso e negligência em crianças e de casos de violência doméstica.

Faculty

Assistente Convidado
Licenciatura em Medicina Dentária na Universidade Católica Portuguesa, em 2007. Pós-graduação em Avaliação do Dano Corporal Pós-traumático na Faculdade…