Odontopediatria VI

1.5 ECTS / Semestral / Português

São objetivos desta UC:

  1. Ensinar ao estudante a comunicar com o paciente pediátrico, com os seus pais ou cuidadores, reconhecendo as sua idiosincrasias e a importância do consentimento informado.
  2. Saber identificar as inquietações e expectativas do paciente, assim como saber comunicar de forma eficaz e clara, tanto oralmente como por escrito, com os pacientes, familiares, meios de comunicação e outros profissionais.
  3. Compreender a importância do desenvolvimento da prática profissional sob o ponto de vista do paciente, das suas crenças e culturas.
  4. nsinar ao estudante os procedimentos clínicos essenciais para a elaboração e execução de um plano de tratamento adequados ao paciente pediátrico, num contexto de ética e profissionalismo médico.
  5. Ensinar ao estudante a desempenhar corretamente as funções de assistente dentário de Odontopediatria, na preparação e colaboração do ato clínico.
  6. Atuar clinicamente tendo em consideração as especificidades psicossomáticas que diferenciam a criança do adulto, na esfera da Medicina Dentária.
  7. Prevenir, diagnosticar e tratar as patologias mais frequentes que afetam a área buco-dentária nas crianças.
  8. Conhecer as diferentes etapas evolutivas do sistema estomatognático, bem como as implicações decorrentes do estado de contínuo crescimento e desenvolvimento no que concerne à planificação dos planos de tratamento a executar.

Faculty

Assistant Professor
Mariana Pinheiro Torres de Seabra, DDS, MSc, PhD, has been an Assistant Professor at the Faculty of Dental Medicine at the Portuguese Catholic University (UCP…
Assistant Professor
Andreia Sofia de Paiva Figueiredo, DMD, MSc, PhD, is Assistant Professor at the Faculdade de Medicina Dentária from Universidade Católica Portuguesa (UCP…